SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Brief cognitive-behavioral therapy for anxiety and depressive symptomsCognitive behavioral therapy and bariatric surgery as treatments for obesity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

CAHU, Renata Ayanna Gomes et al. Estresse e qualidade de vida em residência multiprofissional em saúde. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2014, vol.10, n.2, pp. 76-83. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140013.

Neste estudo, objetivou-se avaliar o estresse e a qualidade de vida em residentes multiprofissionais em saúde. Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo-descritivo, com delineamento transversal. A população foi composta por 45 residentes de programas multiprofissionais da Universidade de Pernambuco, nas áreas de saúde mental e saúde da família, nas profissões de psicologia, educação física, terapia ocupacional, enfermagem, serviço social, fisioterapia, nutrição, farmácia e odontologia. Aplicou-se questionário sociodemográfico e comportamental, o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL), para avaliar o estresse, e o WHOQOL-Bref, para a qualidade de vida. Verificou-se que 77,8% dos pesquisados apresentam estresse, em 37,8% predominam sintomas psicológicos e 17,8% estão com estresse em agravamento. Na percepção sobre qualidade de vida, 33,3% a avaliam como ruim; sobre a satisfação com a saúde, 42,2% estão insatisfeitos. Conclui-se que os profissionais de saúde residentes estão em situação elevada de estresse e a qualidade de vida foi avaliada negativamente. Observa-se a importância de aprofundar a investigação sobre o objeto de estudo e a reflexão sobre medidas de intervenção para melhorar a qualidade de vida dos residentes.

Keywords : estresse psicológico; qualidade de vida; residência não médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License