SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Terapia cognitivo-comportamental breve para sintomas de ansiedade e depressãoA terapia cognitivo-comportamental e a cirurgia bariátrica como tratamentos para a obesidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

CAHU, Renata Ayanna Gomes et al. Estresse e qualidade de vida em residência multiprofissional em saúde. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2014, vol.10, n.2, pp. 76-83. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140013.

Neste estudo, objetivou-se avaliar o estresse e a qualidade de vida em residentes multiprofissionais em saúde. Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo-descritivo, com delineamento transversal. A população foi composta por 45 residentes de programas multiprofissionais da Universidade de Pernambuco, nas áreas de saúde mental e saúde da família, nas profissões de psicologia, educação física, terapia ocupacional, enfermagem, serviço social, fisioterapia, nutrição, farmácia e odontologia. Aplicou-se questionário sociodemográfico e comportamental, o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL), para avaliar o estresse, e o WHOQOL-Bref, para a qualidade de vida. Verificou-se que 77,8% dos pesquisados apresentam estresse, em 37,8% predominam sintomas psicológicos e 17,8% estão com estresse em agravamento. Na percepção sobre qualidade de vida, 33,3% a avaliam como ruim; sobre a satisfação com a saúde, 42,2% estão insatisfeitos. Conclui-se que os profissionais de saúde residentes estão em situação elevada de estresse e a qualidade de vida foi avaliada negativamente. Observa-se a importância de aprofundar a investigação sobre o objeto de estudo e a reflexão sobre medidas de intervenção para melhorar a qualidade de vida dos residentes.

Palavras-chave : estresse psicológico; qualidade de vida; residência não médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License