SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Stress and quality of life in multi-professional residencyContributions of the german school for the schema therapy for children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

MELO, Wilson Vieira et al. A terapia cognitivo-comportamental e a cirurgia bariátrica como tratamentos para a obesidade. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2014, vol.10, n.2, pp. 84-92. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140014.

Apesar de ser um método invasivo, a cirurgia bariátrica tem sido utilizada como uma das principais estratégias de auxílio às pessoas que precisam emagrecer grandes volumes de peso. A terapia cognitivo-comportamental é um importante recurso que pode ser útil no acompanhamento pré e pós-cirúrgico. Este estudo teve o objetivo de revisar a literatura acerca da cirurgia bariátrica e da terapia cognitivo-comportamental (TCC) para a obesidade. Assim, efetuou-se análise teórica, por intermédio de revisão assistemática junto às bases de dados Scielo, Pepsic e PubMed. No Brasil, atualmente, a maior parte da população está com sobrepeso, sendo esse um indicador para o desenvolvimento da obesidade em caso de manutenção dos hábitos alimentares. Junto à obesidade, transtornos emocionais e comportamentais vêm surgindo, como depressão, ansiedade e inabilidade social. O papel da TCC é atuar como tratamento adjuvante à cirurgia bariátrica para a obesidade. Ela proporciona um atendimento humanizado, aumentando a autoconfiança e a qualidade de vida.

Keywords : cirurgia bariátrica; obesidade; terapia cognitivo-comportamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License