SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2A terapia cognitivo-comportamental e a cirurgia bariátrica como tratamentos para a obesidadeTreino assertivo para a depressão: uma revisão bibliográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

LOPES, Renata Ferrarez Fernandes; BIZINOTO, Jessica Ferrucci Suzuki; RODRIGUES, Laiz Bueno  e  NEUFELD, Carmem Beatriz. Contribuições da escola alemã para a terapia do esquema para crianças. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2014, vol.10, n.2, pp. 93-102. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140015.

Este artigo teórico está inserido no campo da terapia do esquema, desenvolvida por Jeffrey Young. Trata-se de um trabalho que visa apresentar aos terapeutas cognitivos brasileiros o protocolo dirigido a pacientes infantojuvenis desenvolvido pela escola alemã de terapia do esquema. O protocolo alemão é o mais completo modelo de intervenção para modos de esquemas que temos atualmente no campo da terapia do esquema para crianças e adolescentes. O objetivo deste trabalho é apresentar em linhas gerais a adaptação teórica do modelo de Young para crianças, feita pela escola alemã, e o trabalho terapêutico que consiste em orientação dos pais e intervenção a partir de um modelo de seis estágios interventivos. Foi possível concluir que se trata de um modelo teórico e de intervenção abrangente que pode ser utilizado, com pequenas adaptações, em crianças brasileiras.

Palavras-chave : crianças; intervenção; terapia do esquema.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License