SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Contribuições da escola alemã para a terapia do esquema para criançasMorte e luto: competências dos profissionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

TOMAS, Ana Carolina Tourinho  e  CARVALHO, Marcele Regine de. Treino assertivo para a depressão: uma revisão bibliográfica. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2014, vol.10, n.2, pp. 103-111. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140016.

A depressão apresenta alta prevalência e provoca um impacto negativo significativo na qualidade de vida das pessoas. Dentre os aspectos comprometidos, estão as habilidades sociais e, mais especificamente, a assertividade, que vem sendo apontada como deficitária nesses pacientes, sendo o treinamento assertivo bastante recomendado nesses casos. O entendimento dos padrões inadequados de comportamento social é fundamental para que se possa atuar na prevenção e no tratamento desses sintomas em pacientes deprimidos. Neste artigo, é realizada uma revisão narrativa da literatura sobre assertividade, treinamento assertivo e depressão. São apresentadas as estratégias utilizadas para o treinamento da assertividade e descritos estudos que se propuseram a avaliar a eficácia do treinamento assertivo em pacientes deprimidos. Verificou-se que programas de treinamento em assertividade têm se mostrado eficazes em pacientes deprimidos e podem facilitar e potencializar as interações sociais, o que representa um importante ganho para esses pacientes. Estudos orientados para essa temática são importantes tanto para o contexto das relações interpessoais como dos transtornos psicológicos e seu tratamento.

Palavras-chave : depressão; habilidades sociais; treino assertivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License