SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Terapia cognitivo-comportamental de um caso de transtorno obsessivo-compulsivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

MEA, Cristina Pilla Della; ZANCANELLA, Sabrina; FERREIRA, Vinícius Renato Thomé  e  WAGNER, Márcia Fortes. Esquemas iniciais desadaptativos em pacientes internados por tentativa de suicídio. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2015, vol.11, n.1, pp. 3-9. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20150002.

O comportamento suicida é uma questão importante para a saúde mental, e uma adequada avaliação de sua ocorrência e dos fatores psicológicos associados é fundamental para o monitoramento de riscos e para o tratamento. Esquemas iniciais desadaptativos (EIDs), que são padrões emocionais e cognitivos duradouros originados na infância e que se repetem ao longo da vida, podem estar relacionados a esse comportamento. O presente trabalho consistiu em uma pesquisa quantitativa, com delineamento exploratório e correlacional, que teve como objetivo identificar EIDs presentes em 15 pacientes internados em hospital psiquiátrico devido a tentativa de suicídio, em comparação com 25 pessoas de uma amostra não clínica, que responderam a um questionário sociodemográfico e ao Questionário de Esquemas de Young - versão breve (YSQ-S2). Os resultados demonstraram que a amostra clínica apresentou prejuízo em todos os EIDs em comparação com a amostra não clínica; além disso, os EIDs que mais apresentaram maior número de correlações fortes com outros foram Defectividade/Vergonha, Isolamento Social e Desconexão. A adequada avaliação dos EIDs, especialmente dos três citados, pode ter relevância clínica na avaliação de comportamento suicida.

Palavras-chave : suicídio; esquemas iniciais desadaptativos; terapia do esquema.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License