SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Early maladaptive schemas in hospitalized patients for suicide attemptAcceptance and commitment therapy (ACT) and stigma: a narrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

JUSTO, Ana Paula; MATOS, Evandro Gomes de  and  LIPP, Marilda E. N.. Terapia cognitivo-comportamental de um caso de transtorno obsessivo-compulsivo. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2015, vol.11, n.1, pp. 10-24. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20150003.

Maria, 35 anos, iniciou tratamento psicológico por indicação de seu médico psiquiatra e apresentava sintomas obsessivo-compulsivos [OCs] severos, com significativo prejuízo no seu funcionamento social, ocupacional e na sua saúde. Suas obsessões eram associadas à ideia de contaminação e doença, e suas compulsões eram de limpeza e higiene. Apresentava também comportamentos de esquiva associados às obsessões e reduzido repertório social. A história de vida e a avaliação psicológica de Maria permitiram compreender a evolução de seu quadro sintomatológico e a identificação dos aspectos predisponentes, precipitadores e mantenedores do transtorno obsessivo-compulsivo [TOC]. Baseado no registro realizado durante os atendimentos psicológicos, com o tratamento cognitivo-comportamental, observou-se uma redução na frequência dos comportamentos compulsivos. A auto avaliação da cliente e a observação clínica também apontaram uma melhora no funcionamento social e em sua condição física. No entanto, não foi possível realizar o follow-up para averiguar permanência dos ganhos obtidos durante o tratamento.

Keywords : Comportamento; Obsessivo; Terapia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License