SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Terapia cognitivo-comportamental de um caso de transtorno obsessivo-compulsivoAplicação da Terapia Cognitivo-comportamental em Grupo na Ansiedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

MONTEIRO, Érika Pizziolo; FERREIRA, Gabriela Correia Lubambo; SILVEIRA, Pollyanna Santos da  e  RONZANI, Telmo Mota. Terapia de aceitação e compromisso (ACT) e estigma: revisão narrativa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2015, vol.11, n.1, pp. 25-31. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20150004.

A terapia de aceitação e compromisso (ACT) integra o grupo das terapias cognitivo-comportamentais (TCCs) e apresenta como conceito principal a flexibilidade psicológica, descrita como a capacidade de entrar em contato com o momento presente e as experiências internas e, de acordo com o contexto, persistir ou alterar a busca de objetivos e valores pessoais. O objetivo deste estudo é descrever os pressupostos filosóficos e teóricos da ACT, bem como sua aplicabilidade como possível estratégia de enfrentamento ao estigma internalizado. Sabe-se que o processo de estigmatização acarreta diversos prejuízos não só para a saúde, mas também em nível psicológico e social. Espera-se, com este estudo, basear futuras propostas empíricas de redução do estigma internalizado fundamentadas nos princípios da ACT, uma vez que a tentativa de eliminar diretamente estereótipos particulares pode ser menos frutífera do que a alternativa de modificar a ligação funcional entre pensamentos, sentimentos e comportamentos manifestos, sendo, portanto, viável considerar a ACT como abordagem para enfrentamento.

Palavras-chave : Estigma; Terapia cognitivo-comportamental; Terapia de aceitação e compromisso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License