SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Terapia de aceitação e compromisso (ACT) e estigma: revisão narrativaTerapia cognitivo-comportamental no hospital geral: revisão da literatura brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

ALMEIDA, Cinthia de; MARTINS, Eliana Melcher  e  ALARCON, Renata Trigueirinho. Aplicação da Terapia Cognitivo-comportamental em Grupo na Ansiedade. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2015, vol.11, n.1, pp. 32-41. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20150005.

Este trabalho tem o objetivo de verificar, por meio de revisão bibliográfica, as formas como a terapia cognitivo-comportamental em grupo (TCCG) é aplicada, bem como a adaptação e a eficácia das técnicas e estratégias da TCC para o tratamento em grupo da ansiedade social em adultos. Os estudos selecionados ocorreram entre os anos de 1993 e 2013, tiveram como foco de pesquisa a TCCG no tratamento da ansiedade social e incluíram trabalhos de revisão, ensaio clínico, estudos comparativos e estudos de caso. As pesquisas averiguadas demonstraram variação quanto ao formato e composição da TCCG para transtorno de ansiedade social (TAS) e confirmaram, em sua maior parte, a eficácia do tratamento. No entanto, poucos estudos abordaram fatores terapêuticos grupais. A insuficiência de dados relatados quanto às particularidades da TCCG no que concerne à interação do processo grupal e das técnicas da TCC limita a compreensão da adaptação das estratégias de TCC para grupos e aponta para um reconhecimento reduzido da TCCG como uma especialidade dentro da TCC, bem como de suas potencialidades abrangentes para o tratamento da ansiedade social.

Palavras-chave : Terapia cognitiva; Terapia de grupo; Fobia social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License