SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Terapia cognitivo-comportamental no hospital geral: revisão da literatura brasileiraCongresso Brasileiro de Terapias Cognitivas: uma história em 10 edições índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

FERNANDES, Jacqueline Bahlis; KRUEL, Letícia Rosito Pinto  e  FINKLER, Débora Cassiane. Repercussão da acomodação familiar no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2015, vol.11, n.1, pp. 50-56. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20150007.

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) provoca repercussões importantes no funcionamento familiar. Comportamentos de acomodação, como modificações na rotina devido aos sintomas dos portadores do TOC, são comuns. Esse fenômeno vem recebendo atenção crescente na literatura nos últimos anos, pois está associado a uma pior resposta aos tratamentos de primeira escolha para o TOC, como terapia cognitivo-comportamental (TCC) e farmacoterapia. Este artigo revisa o tema da acomodação familiar, abrangendo suas implicações no tratamento com TCC. Estudos têm investigado sua relação com os sintomas obsessivo-compulsivos apresentados pelos pacientes e, não raro, por pessoas da família. Ao compreender como a acomodação familiar ocorre e quais os comportamentos dos familiares que estão contribuindo para a manutenção dos sintomas, os terapeutas podem adequar estratégias de intervenção e psicoeducação. Embora o crescente entendimento sobre essa questão tenha contribuído para melhorar o tratamento do TOC, são necessários mais estudos para estabelecer o papel das diferentes intervenções psicoterápicas sobre esses comportamentos e sua contribuição na resposta à TCC para o TOC.

Palavras-chave : Transtorno obsessivo-compulsivo; Terapia cognitivo-comportamental; Relações familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License