SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Repercussão da acomodação familiar no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versión impresa ISSN 1808-5687versión On-line ISSN 1982-3746

Resumen

NEUFELD, Carmem Beatriz; PAZ, Silviane; GUEDES, Rose  y  PAVAN-CANDIDO, Caroline da Cruz. Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas: uma história em 10 edições. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2015, vol.11, n.1, pp. 57-63. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20150008.

No final dos anos 1980, as terapias cognitivo-comportamentais (TCCs) chegaram ao Brasil e foram se difundindo pelo país. A Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) tem tido papel importante nesse crescimento, sendo uma de suas ações o Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas (CBTC), que completou 10 edições em 2015. Este trabalho teve como objetivo construir a história dos CBTCs e apontar suas contribuições para o crescimento das TCCs no Brasil. Para isso, foram examinados os anais dos CBTCs, relatórios de gestão da FBTC e das empresas responsáveis pela organização do evento; os sites dos congressos que se encontravam no ar; além de materiais diversos, como fotos, anotações pessoais, entre outros, fornecidos por sócios da Federação; e artigos científicos e capítulos de livros que auxiliassem na construção dessa história. Os resultados apontam crescimento do evento, com aumento do número de palestrantes, participantes e trabalhos apresentados. Indicam também participação intensa da FBTC e do CBTC no crescimento e difusão das TCCs no Brasil. Porém, ainda existe necessidade de difusão da área, por exemplo, nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste do País. Conclui-se que os CBTCs estão cumprindo seu papel de difusão das TCCs, assim como prevê a FBTC e a própria área.

Palabras clave : Terapia cognitiva; Terapia cognitivo-comportamental; Congressos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License