SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Supervisão clínica presencial e online: percepção de estudantes de especialização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

NUNES, Fábio Luiz; REZENDE, Helga Alessandra de; SILVA, Renata Saldanha  e  ALVES, Marcela Mansur. Eventos traumáticos na infância, impulsividade e transtorno da personalidade borderline. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2015, vol.11, n.2, pp. 68-76. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20150011.

O presente estudo objetivou verificar se o traço de impulsividade e o histórico de eventos traumáticos na infância - abuso físico, emocional e sexual - são preditores dos sintomas típicos do transtorno da personalidade borderline. A pesquisa foi realizada por delineamento retrospectivo, a partir de levantamento online, com uma amostra não clínica de 748 participantes, 74,4% do sexo feminino, com idades entre 18 e 63 anos (média = 25,16; DP = 6,95). Os participantes responderam a um questionário para levantamento do perfil sociodemográfico e econômico; a um questionário para avaliação de sintomas do transtorno da personalidade borderline; ao Questionário sobre Traumas na Infância (QUESI) e à Escala de Impulsividade de Barratt (BIS-11). Análises de regressão linear hierárquica apontaram para forte influência do traço de impulsividade e do histórico de abuso emocional na infância sobre os sintomas do transtorno. Tais resultados estão de acordo com os modelos teóricos mais atuais acerca dos fatores predisponentes ao transtorno da personalidade borderline, que apontam para a influência independente de vulnerabilidades individuais (como impulsividade) e traumas na infância no desenvolvimento do transtorno na idade adulta.

Palavras-chave : Transtorno da personalidade borderline; Impulsividade; Maus-tratos infantis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License