SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Traumatic events in childhood, impulsivity, and borderline personality disorderDevelopment of a cognitive behavioural inventory for therapeutic alliance assessment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

MACHADO, Gláucia Inês Marques dos Santos  and  BARLETTA, Janaína Bianca. Supervisão clínica presencial e online: percepção de estudantes de especialização. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2015, vol.11, n.2, pp. 77-85. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20150012.

A supervisão de estágio clínico é fundamental para a formação do aluno em especialização de terapia cognitivo-comportamental (TCC). Em alguns cursos, essa prática é oferecida nas modalidades presencial e ensino a distância (EaD). Este estudo objetivou explorar as percepções dos alunos de um curso de especialização em TCC a respeito da supervisão de estágio clínico vivenciado (presencial ou via Skype). O levantamento utilizou um questionário virtual, com oito questões abertas e fechadas, e uma ficha de dados demográficos. Participaram da pesquisa 19 ex-alunos que vivenciaram a supervisão em TCC. Dentre as principais respostas quanto ao motivo de escolha do tipo de supervisão, encontra-se a escolha pelo supervisor de preferência. A principal vantagem percebida da supervisão presencial foi o contato pessoal, e da modalidade via Skype, a comodidade em escolher o local e o horário. A questão da qualidade da internet foi percebida como a principal desvantagem da supervisão online por alunos de ambos os grupos de supervisão. Considera-se que ambas as modalidades de supervisão podem ter a mesma qualidade, mas sugere-se a divulgação e experimentação prévia do modelo de ensino em ambiente virtual.

Keywords : Psicologia clínica; Educação de pós-graduação; Educação a distância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License