SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Supervisão clínica presencial e online: percepção de estudantes de especializaçãoTerapia focada nas emoções e processos de mudança em psicoterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

ARAUJO, Mara Livia de  e  LOPES, Renata Ferrarez Fernandes. Desenvolvimento de um inventário cognitivo-comportamental para avaliação da aliança terapêutica. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2015, vol.11, n.2, pp. 86-95. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20150013.

A relação terapêutica tem sido considerada um componente primário diretamente relacionado à eficácia da psicoterapia. Considerando a importância da aliança entre terapeuta e paciente para o progresso do tratamento psicoterapêutico, o presente estudo teve por objetivo elaborar um instrumento, o Inventário Cognitivo-comportamental para Avaliação da Aliança Terapêutica. Ele avalia a natureza da relação terapêutica da perspectiva do terapeuta a partir dos pressupostos teóricos desenvolvidos por J. Beck. Uma amostra de 38 psicólogos especialistas em terapia cognitivo-comportamental participou do estudo, sendo que oito realizaram uma prova de juízes, elencando em categorias preestabelecidas os itens criados, e 30 responderam ao inventário, composto por 29 afirmações. Por meio do índice de concordância Kappa, utilizado na prova de juízes, evidenciou-se uma concordância geral adequada (κ = 0,75) entre os juízes. Os resultados mostraram, ainda, que o Inventário apresentou níveis satisfatórios para as estimativas de confiabilidade (alpha de Cronbach = 0,853). De modo geral, este trabalho contribui ao disponibilizar um instrumento que possibilita a avaliação do vínculo terapêutico de acordo com os pressupostos da terapia cognitivo-comportamental. Mais análises estatísticas são necessárias para verificar a validade do instrumento.

Palavras-chave : Aliança terapêutica; Terapia cognitiva; Testes psicológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License