SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Terapia focada nas emoções e processos de mudança em psicoterapiaTerapia comportamental dialética para dependentes químicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

BANDEIRA, Renata Groba  e  OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de. Tratamento da anorexia nervosa nas terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2015, vol.11, n.2, pp. 105-112. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20150015.

O objetivo deste estudo é revisar publicações que investigaram a aplicabilidade das estratégias das terapias cognitivo-comportamentais (TCCs) de terceira geração no tratamento da anorexia nervosa (AN) e, assim, promover e incentivar o uso de técnicas psicoterapêuticas mais eficazes. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, por meio de pesquisa em livro e artigos científicos publicados a partir do ano 2010. Os critérios de inclusão foram a data de publicação - menos de cinco anos - e a adequação ao assunto escolhido para esta revisão. Verificou-se que a literatura reconhece a AN como uma patologia multifatorial e resistente ao tratamento, inclusive em relação às intervenções psicoterapêuticas. Diversos estudos sugerem que os pacientes com AN apresentam, com frequência, dificuldades na regulação dos afetos. Outros estudos encontraram prevalência de alexitimia em indivíduos com AN. Existem evidências na literatura especializada atual que sugerem ganhos de eficácia no tratamento da AN em relação às intervenções sistematizadas no domínio das emoções - como preconizam as TCCs de terceira geração. Não obstante, necessitam-se mais estudos para atestar a eficácia das estratégias de regulação emocional no tratamento dessa patologia.

Palavras-chave : Anorexia nervosa; Regulação emocional; Terapia cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License