SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Tratamento da anorexia nervosa nas terapias cognitivo-comportamentais de terceira geraçãoContribuições da FBTC ao crescimento das terapias cognitivas no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

OPPERMANN, Clarice Mottola de Oliveira; LEWGOY, Laura Baptista  e  ARAUJO, Renata Brasil. Terapia comportamental dialética para dependentes químicos. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2015, vol.11, n.2, pp. 113-118. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20150016.

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da utilização da terapia comportamental dialética (TCD) em dependentes químicos com transtorno da personalidade borderline (TPB). Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados Medline, PsycINFO, PubMed e Scielo entre os anos de 1996 e 2016, e os descritores utilizados foram: dialectical behavior therapy, drug addiction e borderline personality disorder. Esta pesquisa demonstrou resultados positivos sobre a efetividade da TCD em pacientes dependentes químicos com TPB: a maioria dos estudos encontrou melhores taxas de abstinência, menos uso de substâncias psicoativas e melhora na regulação emocional naqueles indivíduos que fizeram essa modalidade de tratamento. No entanto, ainda são poucos os estudos e pequenas as amostras estudadas. Conclui-se que a TCD pode ser uma boa alternativa no tratamento de pacientes com TPB em comorbidade com a dependência química, a fim de diminuir as altas taxas de recaídas do uso de substâncias psicoativas e de atuar na regulação das emoções.

Palavras-chave : Terapia cognitivo-comportamental; Transtorno da personalidade borderline; Transtornos relacionados ao uso de substâncias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License