SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Terapia comportamental dialética para dependentes químicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

NEUFELD, Carmem Beatriz; PAVAN-CANDIDO, Caroline da Cruz; PAZ, Silviane  e  MARTINS, Rose Guedes. Contribuições da FBTC ao crescimento das terapias cognitivas no Brasil. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2015, vol.11, n.2, pp. 119-128. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20150017.

As terapias cognitivas (TCs) são um conjunto de práticas que compartilham aspectos teóricos e metodológicos e vêm ganhando reconhecimento por seus resultados positivos no tratamento dos mais diversos transtornos mentais. Neste artigo, o crescimento das TCs no Brasil será abordado a partir do desenvolvimento da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), sociedade científica que vem, desde seu surgimento, fomentando o crescimento da área. O embrião da FBTC começou a se formar no início da década de 1990, mas somente em 2009 recebeu a atual denominação, com o objetivo de abrigar as Associações Estaduais de Terapias Cognitivas (ATCs), criadas a partir de 2005, sendo a ATC-RIO, no estado do Rio de Janeiro, a primeira delas. Outras ações da FBTC foram a criação do Grupo de Doutores, do Grupo de Trabalho para o Simpósio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia, a organização do Encontro Brasileiro de Ensino de Terapias Cognitivo-comportamentais, além de seu evento bienal, o Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas. Os maiores desafios da federação para os próximos anos continuam sendo o fortalecimento das TCs por todo o País, bem como sua inserção nas matrizes curriculares dos cursos de Psicologia e Residências em Psiquiatria.

Palavras-chave : História; Terapia cognitiva; Sociedades científicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License