SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Coping cards com pacientes oncológicos: uma proposta de instrumento psicoeducativoDetalhes de protocolo de luto e a terapia cognitivo-comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

CHAVES, Lidiane Bentes et al. Estresse em universitários: análise sanguínea e qualidade de vida. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2016, vol.12, n.1, pp. 20-26. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20160004.

Estudantes da área da saúde muitas vezes perdem o equilíbrio emocional pela natureza delicada de conviver com pessoas com dor e/ou debilitadas. Segundo a International Labour Organization (ILO), pessoas ligadas à área da saúde apresentam alto grau de estresse. Este estudo analisou estudantes do 1° ano do Centro Universitário Hermínio Ometto, que receberam orientação psicológica de como interagir com esse novo ambiente universitário, e como eles se comportariam fisiológica e emocionalmente sob uma situação aparentemente estressante, ou seja, no período de avaliação institucional. Essa averiguação foi investigada por meio de análise comportamental com questionários, análise hematológica e bioquímica do sangue. Foram utilizados o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e o Inventário de Qualidade de Vida e realizada coleta sanguínea para análise de leucocitose e estresse oxidativo. Os dados mostraram prevalência do estresse na fase de resistência, com incidência de fatores físicos e estresse oxidativo, sem ocorrência de leucocitose. Concluiu-se que, embora todos os alunos tenham manifestado diferentes sintomas de estresse, foram capazes de voltar ao equilíbrio fisiológico e emocional. Na faixa etária analisada, as orientações psicopedagógicas são essenciais para preservar o equilíbrio emocional dos estudantes da área da saúde.

Palavras-chave : Estresse oxidativo; Inventário Lipp; Estudantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License