SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Depression, ontological time perception and meaning of lifeSocial skills and depression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

CARNEIRO, Adriana Munhoz  and  KEITH. Tratamento cognitivo-comportamental para depressão maior: uma revisão narrativa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2016, vol.12, n.1, pp. 42-49. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20160007.

Ao longo dos anos, diversos estudos vêm sendo desenvolvidos buscando tratamentos baseados em evidências para a depressão, como forma de facilitar a resposta ao tratamento e prevenir recaídas. Ao clínico, muitas vezes, atualizar-se a respeito desses dados se mostra desafiador, principalmente devido ao número de informações disponíveis e a ensaios clínicos que mostram resultados positivos, mas que não necessariamente correspondem a evidências. Este artigo visa apresentar uma revisão narrativa sobre as evidências e a aplicabilidade de diferentes técnicas cognitivo-comportamentais no tratamento dos transtornos do humor, quais sejam, teoria cognitivo-comportamental tradicional, teoria de ativação comportamental, mindfulness e dispositivos on-line. Todas se mostram eficazes para o tratamento da depressão, contudo, divergem em relação a qual seria a fase do tratamento mais adequada para sua aplicabilidade (i.e., fase da doença). Apesar de se saber que todas essas técnicas psicoterápicas se mostram adequadas ao tratamento da depressão, as evidências contribuem na confirmação de seus métodos e na clareza de quais seriam as fases mais apropriadas para o emprego de cada uma.

Keywords : Terapia cognitiva; Transtorno depressivo; Resultado do tratamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License