SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Depressão, percepção ontológica do tempo e sentido da vidaHabilidades sociais e depressão: a case report índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

CARNEIRO, Adriana Munhoz  e  KEITH. Tratamento cognitivo-comportamental para depressão maior: uma revisão narrativa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2016, vol.12, n.1, pp. 42-49. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20160007.

Ao longo dos anos, diversos estudos vêm sendo desenvolvidos buscando tratamentos baseados em evidências para a depressão, como forma de facilitar a resposta ao tratamento e prevenir recaídas. Ao clínico, muitas vezes, atualizar-se a respeito desses dados se mostra desafiador, principalmente devido ao número de informações disponíveis e a ensaios clínicos que mostram resultados positivos, mas que não necessariamente correspondem a evidências. Este artigo visa apresentar uma revisão narrativa sobre as evidências e a aplicabilidade de diferentes técnicas cognitivo-comportamentais no tratamento dos transtornos do humor, quais sejam, teoria cognitivo-comportamental tradicional, teoria de ativação comportamental, mindfulness e dispositivos on-line. Todas se mostram eficazes para o tratamento da depressão, contudo, divergem em relação a qual seria a fase do tratamento mais adequada para sua aplicabilidade (i.e., fase da doença). Apesar de se saber que todas essas técnicas psicoterápicas se mostram adequadas ao tratamento da depressão, as evidências contribuem na confirmação de seus métodos e na clareza de quais seriam as fases mais apropriadas para o emprego de cada uma.

Palavras-chave : Terapia cognitiva; Transtorno depressivo; Resultado do tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License