SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Tratamento cognitivo-comportamental para depressão maior: uma revisão narrativaIntervenções auto-guiadas baseadas na internet: uma entrevista com o Dr. Thomas Berger índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

DONADON, Mariana Fortunata; CORREIA, Sabrina Kerr Bullamah; NUNES, Cássia Cristina da Silva Almeida  e  NICOLETTI, Êdela Aparecida. Habilidades sociais e depressão: a case reportum relato de caso. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2016, vol.12, n.1, pp. 50-56. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20160008.

Com base na literatura, verifica-se que indivíduos depressivos têm poucos recursos ou habilidades sociais para lidar satisfatoriamente com situações estressoras e/ou de vulnerabilidade, o que pode contribuir para o início e/ou manutenção dos sintomas depressivos. Dessa forma, objetiva-se descrever intervenções do treinamento de habilidades sociais (THS) aplicado em uma paciente com sintomas de depressão moderada em atendimento individual na abordagem cognitivo-comportamental (TCC). O presente relato de caso descreve o atendimento de uma paciente de 26 anos, submetida a 42 sessões de psicoterapia na modalidade individual. Na avaliação diagnóstica foram utilizados os critérios do DSM-5 e os inventários de Beck. O plano de tratamento envolveu técnicas cognitivo-comportamentais, como psicoeducação, reestruturação cognitiva e treino de habilidades sociais. Como resultados, observaram-se diminuição do humor depressivo e melhora no repertório de habilidades sociais. Tais fatores em conjunto colaboraram para um melhor funcionamento biopsicossocial da paciente e para o aumento da sua autoconfiança, apontando-se o impacto positivo do THS no tratamento de pacientes com depressão na TCC.

Palavras-chave : Terapia cognitiva; Habilidade social; Depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License