SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Influência da família de origem nos domínios de esquemas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

COGINOTTI, Izabel Nilsa Brocco  e  REIS, Aline Henriques. Transtorno de escoriação (Skin Picking): revisão de literatura. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2016, vol.12, n.2, pp. 64-72. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20160012.

O transtorno de escoriação é caracterizado pelo comportamento de beliscar, espremer ou morder de forma recorrente a própria pele, produzindo lesões que causam sofrimento e prejuízos em áreas importantes da vida. O objetivo do presente artigo é realizar uma revisão não sistemática de literatura, a partir de um levantamento da prevalência, incidência, fatores relacionados ao transtorno, escalas utilizadas para avaliação e de intervenções empiricamente validadas para o transtorno de escoriação (skin picking), considerando o destaque recebido a partir da incorporação do diagnóstico ao DSM-5 e da carência de literatura nacional na área. De acordo com o levantamento teórico realizado, a literatura destaca que 1,4% da população adulta apresenta o transtorno e que este vem comumente associado ao transtorno obsessivo compulsivo, tricotilomania e transtorno depressivo maior. Dentre os fatores relacionados ao desenvolvimento e manutenção da referida psicopatologia podem ser citadas condições dermatológicas como a acne, fatores de personalidade, conflitos emocionais na história de vida e comorbidades psiquiátricas. O tratamento envolve medicamentos:antidepressivos e antipsicóticos e psicoterapia: técnicas cognitivas e comportamentais.

Palavras-chave : Transtorno de Escoriação; Comportamento Autolesivo; Terapia Cognitivo-Comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License