SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Transtorno de escoriação (Skin Picking): revisão de literaturaEsquemas iniciais desadaptativos e habilidades sociais educativas: pais e mães índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

PRESSI, Juliana  e  FALCKE, Denise. Influência da família de origem nos domínios de esquemas. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2016, vol.12, n.2, pp. 73-82. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20160013.

Conforme a Teoria de Jeffrey Young, a família de origem exerce um papel fundamental no suprimento das necessidades emocionais no desenvolvimento infantil. Partindo desse pressuposto, o presente estudo objetiva verificar o poder preditivo das experiências na família de origem na ativação dos esquemas de cada um dos domínios. A amostra foi composta por 372 sujeitos, 186 homens e 186 mulheres, com idades entre 19 e 81 anos. Os instrumentos utilizados foram Questionário de Dados Sociodemográficos, Subescalas do Family Background Questionnaire (FBQ) e o Young Schema Questionnaire (YSQ-3). Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com delineamento explicativo, com uma amostragem de conveniência, no processo de bola de neve. Os resultados evidenciaram que experiências da família de origem contribuem para a ativação de esquemas de cada domínio. Discute-se a possibilidade de que os resultados auxiliem na compreensão sobre o papel fundamental que os pais exercem no desenvolvimento infantil, para assim pensar em intervenções focadas nos pais e cuidadores com uma psicoeducação detalhada sobre as necessidades emocionais básicas de uma criança, de forma a auxiliar no estabelecimento de esquemas mentais saudáveis.

Palavras-chave : Relações Familiares; Desenvolvimento Humano; Personalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License