SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Esquemas iniciais desadaptativos e habilidades sociais educativas: pais e mãesStress e qualidade de vida em policiais civis brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

STOQUE, Fabiana Maris Versuti; SCOTTON, Isabela Lamante; LISBOA, Carolina Saraiva de Macedo  e  NEUFELD, Carmem Beatriz. Tecnologias da informação e comunicação e formação do psicólogo clínico. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2016, vol.12, n.2, pp. 83-90. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20160015.

As novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) desafiam e agregam vantagens à formação de profissionais de todas as áreas do conhecimento. No presente artigo, serão destacadas as influências das TICs na formação dos psicólogos em geral e dos psicólogos especificamente no contexto clínico. No mundo contemporâneo e tecnológico, os psicólogos precisam aprender a gerenciar e integrar vários espaços de forma equilibrada e inovadora. Ou seja, estes profissionais são demandados a construírem novos contextos formativos, mediados pela linguagem digital. Ainda, existem novas redes de aprendizagem, que podem viabilizar o desenvolvimento de habilidades terapêuticas ao psicólogo em formação. Conclui-se que os cursos de formação de psicólogos precisam prever o trabalho com estes novos espaços de contato com a realidade virtual. Evidencia-se que as universidades e seus educadores precisam planejar e flexibilizar, no currículo de formação em Psicologia, o tempo de presença física em sala de aula e o tempo de aprendizagem virtual, visando integrar de forma criativa e inovadora esses espaços para preparar o profissional da Psicologia para atuar nessa realidade.

Palavras-chave : Tecnologia; Formação; Psicólogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License