SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Stress e qualidade de vida em policiais civis brasileirosIntervenções psicossociais em crise, emergência e catástrofe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

ASSUMPCAO, Alessandra Almeida; NEUFELD, Carmem Beatriz  e  TEODORO, Maycoln Leoni Martins. Terapia cognitivo-comportamental para tratamento de diabetes. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2016, vol.12, n.2, pp. 105-115. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20160017.

Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica na qual os desfechos de curto, médio e longo prazo são dependentes do automanejo da doença. Quando o quadro somático é associado a sintomas depressivos, de ansiedade e de burnout de DM pode apresentar como consequência pior prognóstico. É fundamental que pacientes com DM associado a problema emocional tenham atenção psicoterapêutica visando melhorar o autocuidado e o alívio ou minimização dos sintomas psicopatológicos. O presente artigo apresenta o relato de caso de uma paciente com diagnóstico de DM1, sintomas leves de depressão e burnout de DM atendida nos anos de 2015 e 2016 no Hospital das Clínicas/UFMG. São discutidas as metas levantadas para o tratamento e descrita a intervenção realizada a partir da abordagem Cognitivo-Comportamental e do Modelo de mudança de comportamentos de Greaves e colaboradores (2010). Em tal modelo, são representadas fases e etapas pelas quais os pacientes percorrem para chegar à modificação de comportamentos. Finalmente, são discutidos os impasses e resultados alcançados no processo terapêutico. Considerou-se o caso relevante, por ser possível verificar que a intervenção psicológica contribui no cuidado de pacientes com DM.

Palavras-chave : Diabetes Mellitus; Terapia Cognitivo-Comportamental; Estilo de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License