SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Terapia cognitivo-comportamental para tratamento de diabetesTCC e as funções executivas em crianças com TDAH índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

CARVALHO, Marina Alexandra Diogo  e  MATOS, Maria Margarida Gaspar de. Intervenções psicossociais em crise, emergência e catástrofe. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2016, vol.12, n.2, pp. 116-125. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20160018.

As estratégias de intervenção psicossocial em situações de crise, emergência e catástrofe têm demonstrado controlar o impacto dos incidentes críticos e prevenir os s relacionados com o trauma. No presente trabalho, são descritos e apresentadas as vantagens, limitações e dados sobre a eficácia dos principais modelos de intervenção psicossocial em crise. A partir destes dados, é proposto um Modelo de Intervenção Psicossocial de Continuidade que engloba, entre outros, uma fase de preparação para a eventual ocorrência de incidentes críticos e, em particular a intervenção após a crise, ainda antes da implementação das intervenções especializadas no Transtorno Agudo de Stresse e no Transtorno de Pós-Stresse Traumático, como forma de facilitar a recuperação e o retorno ao nível prévio de funcionamento. Neste âmbito, é apresentado um Programa de Intervenção, APÓS, baseado nos modelos cognitivo-comportamentais, contextuais e centrados no significado, que se espera venha a contribuir para facilitar o retorno às rotinas por parte das pessoas expostas a incidentes críticos e, dessa forma, prevenir os s relacionados com o trauma. Por fim, são apresentadas as limitações e questões éticas associadas à intervenção psicossocial em crise em diferentes contextos, com diferentes populações vulneráveis e as suas implicações em termos de políticas de saúde pública.

Palavras-chave : Incidentes críticos; Intervenção na crise; Stresse pós-traumático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License