SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Intervenções psicossociais em crise, emergência e catástrofe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

RIBEIRO, Simone Pletz. TCC e as funções executivas em crianças com TDAH. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2016, vol.12, n.2, pp. 126-134. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20160019.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno do desenvolvimento cujos sintomas ocasionam dificuldades na vida pessoal e interpessoal. Em crianças, compromete sua vida funcional com reflexos diretos no contexto escolar, ocasionando problemas de aprendizagem. Além de fatores genéticos, traços biológicos e sociais estão correlacionados ao desenvolvimento do transtorno. O presente artigo faz uma revisão das principais técnicas voltadas à modificação do comportamento, baseadas na Terapia Cognitivo Comportamental, e que servem de apoio ao trabalho terapêutico com pacientes portadores do transtorno. Estas técnicas objetivam instrumentalizar o paciente ao enfrentamento dos conflitos, desenvolvendo algumas funções importantes como: a atenção, o planejamento e a resolução de problemas, diretamente relacionadas às funções executivas, que se mostram precárias em pacientes que apresentam déficits atencionais. Existem evidências na literatura especializada que a aplicação destas técnicas sugerem ganhos no desenvolvimento das funções executivas.

Palavras-chave : Terapia cognitivo comportamental; Funções executivas; Tdah.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License