SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Alterando crenças centrais: um relato de caso de homofobia internalizada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

PEIXOTO, Ana Cláudia de Azevedo; CAROLI, Andréa Lúcia Guimarães  e  MARIAMA, Silvia Regina. Mutismo seletivo: estudo de caso com tratamento interdisciplinar. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2017, vol.13, n.1, pp. 5-11. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170003.

Pretende-se apresentar nesse trabalho um estudo de caso descrevendo uma intervenção bem-sucedida para o transtorno de ansiedade denominado Mutismo Seletivo, em uma menina em idade escolar, adotando a Terapia Cognitivo-Comportamental como base para a formulação e intervenção terapêutica. MS refere-se a um distúrbio de ansiedade na infância cuja característica principal está na recusa em falar com algumas pessoas, utilizando-se muitas vezes, formas alternativas de comunicação e emprego mínimo de uso da fala. O caso será descrito em quatro fases: participante e histórico desenvolvimental; avaliação inicial; intervenção terapêutica e evolução do tratamento, e resultados. A intervenção terapêutica foi realizada na freqüência de uma consulta semanal de 60 minutos aproximadamente, com interrupção nos períodos de férias escolares, no consultório particular, em atendimentos na residência da paciente e encontros no contexto escolar. Fizeram parte do processo terapêutico: a paciente, seus familiares, amigos, coordenadores, professores da escola e psiquiatra. Os resultados evidenciaram que a intervenção terapêutica adequada, em parceria com a escola e a psiquiatra, foi eficaz e eficiente para auxiliar a paciente com esse transtorno na recuperação da fala como meio de comunicação.

Palavras-chave : Mutismo Seletivo; Tratamento cognitivo-comportamental; Estudo de caso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License