SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Mutismo seletivo: estudo de caso com tratamento interdisciplinarMaus tratos, problemas de comportamento e autoestima em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

ALVES, Raquel Ávila Kepler; PAVELTCHUK, Fernanda de Oliveira; CARVALHO, Marcele Regine de  e  FALCONE, Eliane Mary de Oliveira. Alterando crenças centrais: um relato de caso de homofobia internalizada. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2017, vol.13, n.1, pp. 12-19. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170004.

Gays, lésbicas e bissexuais (GLB) estão propensos a sofrer estresse relacionado à estigmatização, o que os torna grupo com grande chance de desenvolver transtornos como depressão e ansiedade. Este relato de caso objetiva apresentar o trabalho clínico desenvolvido com um paciente do sexo masculino, 33 anos, solteiro, sorologia positiva, estudante universitário e residente na cidade do Rio de Janeiro, que buscou atendimento psicológico para assumir sua homossexualidade. Para avaliação e intervenção foram utilizados os instrumentos: entrevista clínica; Inventário Beck de Depressão (BDI); Inventário Beck de Ansiedade (BAI). Foram realizadas até o momento 25 sessões de abordagem cognitivo-comportamental e o procedimento incluiu avaliação inicial, intervenção e feedback. Foram utilizadas estratégias e técnicas como registro de pensamentos disfuncionais, reestruturação cognitiva, previsão e resolução de problemas, dramatização e ampliação da rede de apoio familiar e social. Os resultados indicam diminuição significativa das queixas, aumento da autoestima, diminuição das estratégias de hipervigilância e evitação, enfraquecimento das crenças disfuncionais e fortalecimento de novas crenças funcionais, adoção de um estilo de vida mais saudável e revelação da sexualidade em diferentes contextos sociais. Verificou-se que a TCC apresentou impacto positivo no processo de aceitação da homossexualidade.

Palavras-chave : Terapia cognitivo-comportamental; aceitação da sexualidade; homofobia internalizada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License