SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Alterando crenças centrais: um relato de caso de homofobia internalizadaEsquemas desadaptativos, ansiedade e depressão: proposta de um modelo explicativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

FAVA, Débora Cristina  e  PACHECO, Janaína Thais Barbosa. Maus tratos, problemas de comportamento e autoestima em adolescentes. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2017, vol.13, n.1, pp. 20-28. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170005.

Os maus tratos vividos pela criança no ambiente familiar são considerados prejudiciais ao desenvolvimento da criança e fator de risco para o surgimento de problemas comportamentais. Este estudo transversal investigou a relação entre maus tratos, autoestima e problemas de comportamento. Participaram 84 adolescentes divididos em grupo caso e controle conforme o histórico de maus tratos. Resultados revelaram que adolescentes maltratados na infância, tiveram maior sintomatologia de comportamento externalizante e pior autoestima do que aqueles que não sofreram essa experiência. Uma análise de correlação verificou que a externalização e os maus tratos estiveram positivamente correlacionados, bem como a sintomatologia de ansiedade, retraimento e depressão e outros problemas de comportamento. A autoestima esteve correlacionada negativamente com maus tratos e com problemas de comportamento. Esses achados auxiliam a compreensão dos efeitos dos maus tratos sobre o desenvolvimento e implementação de intervenções voltadas para crianças e adolescentes.

Palavras-chave : Maus tratos; Comportamento; Autoestima.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License