SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Maus tratos, problemas de comportamento e autoestima em adolescentesEfeitos de uma reabilitação neuropsicológica para pacientes com dislexia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

GUSMAO, Estefanea Élida da Silva et al. Esquemas desadaptativos, ansiedade e depressão: proposta de um modelo explicativo. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2017, vol.13, n.1, pp. 29-38. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170006.

O presente estudo objetiva propor um modelo explicativo para Ansiedade e Depressão, tendo por base a Terapia do Esquema de Jeffrey Young. Em outras palavras, almeja identificar quais esquemas desadaptativos contribuem para explicação da condição de apresentar sintomatologia ansiosa ou depressiva. Para tanto, contou-se com uma amostra de 406 pessoas e fez-se uso da Escala de Ansiedade, Depressão e Stress e da Versão Brasileira do Questionário de Esquemas de Young. Inicialmente, por meio de uma correlação r de Pearson foi possível selecionar quais esquemas desadaptativos mantinham uma relação de maior força com a ansiedade e a depressão e, a partir disso, os dados foram analisados através de uma análise de regressão logística binária. Nessa última, foram inseridos como preditores os esquemas que tinham maior correlação com os construtos de interesse. Os resultados indicaram que o esquema desadaptativo de Fracasso apresenta maior probabilidade de predizer o pertencimento ao grupo de maior pontuação em ansiedade, ao passo que, para a depressão, além do esquema Fracasso, o esquema Abandono também foi significativo. Tais resultados são condizentes com a literatura e representam um avanço, na medida em que podem fornecer subsídios para uma intervenção eficaz em contexto clínico e na elaboração de políticas públicas.

Palavras-chave : Terapia Cognitiva; Ansiedade; Depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License