SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Effects of a neuropsychological rehabilitation for patients with dyslexiaInstruments for the evaluation of the therapeutic alliance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

REYES, Amanda Neumann  and  FERMANN, Ilana Luiz. Eficácia da terapia cognitivo-comportamental no transtorno de ansiedade generalizada. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2017, vol.13, n.1, pp. 49-54. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170008.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é considerada por muitos a principal abordagem cognitiva da atualidade. A pesquisa e a prática clínica mostram que a TCC é efetiva na redução de sintomas e taxas de recorrência, com ou sem medicação, em uma ampla variedade de transtornos psiquiátricos. O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um transtorno psiquiátrico que se caracteriza pela preocupação excessiva. O TAG está entre os transtornos mentais mais encontrados na clínica e, embora inicialmente fosse visto como um transtorno leve, atualmente avalia-se que o TAG é uma doença crônica, associada a uma comorbidade relativamente alta e a altos custos individuais e sociais. Visando contribuir para o estudo da prática clínica, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura sobre a eficácia da terapia cognitivo comportamental no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. Para tanto, foram realizadas buscas de publicações indexadas nas bases de dados eletrônicas Scielo e Pubmed, utilizando os descritores "terapia cognitivo- comportamental" e "transtorno de ansiedade generalizada". Foram considerados artigos científicos na língua portuguesa e inglesa, publicados na íntegra.

Keywords : Terapia Cognitivo-Comportamental; Transtorno de Ansiedade Generalizada; Psicoterapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License