SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Efeitos de uma reabilitação neuropsicológica para pacientes com dislexiaInstrumentos para avaliação da aliança terapêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

REYES, Amanda Neumann  e  FERMANN, Ilana Luiz. Eficácia da terapia cognitivo-comportamental no transtorno de ansiedade generalizada. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2017, vol.13, n.1, pp. 49-54. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170008.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é considerada por muitos a principal abordagem cognitiva da atualidade. A pesquisa e a prática clínica mostram que a TCC é efetiva na redução de sintomas e taxas de recorrência, com ou sem medicação, em uma ampla variedade de transtornos psiquiátricos. O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um transtorno psiquiátrico que se caracteriza pela preocupação excessiva. O TAG está entre os transtornos mentais mais encontrados na clínica e, embora inicialmente fosse visto como um transtorno leve, atualmente avalia-se que o TAG é uma doença crônica, associada a uma comorbidade relativamente alta e a altos custos individuais e sociais. Visando contribuir para o estudo da prática clínica, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura sobre a eficácia da terapia cognitivo comportamental no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. Para tanto, foram realizadas buscas de publicações indexadas nas bases de dados eletrônicas Scielo e Pubmed, utilizando os descritores "terapia cognitivo- comportamental" e "transtorno de ansiedade generalizada". Foram considerados artigos científicos na língua portuguesa e inglesa, publicados na íntegra.

Palavras-chave : Terapia Cognitivo-Comportamental; Transtorno de Ansiedade Generalizada; Psicoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License