SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Eficácia da terapia cognitivo-comportamental no transtorno de ansiedade generalizadaRevisão integrativa de instrumentos de distorções cognitivas depressivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

MAIA, Rodrigo da Silva; ARAUJO, Tereza Cristina Santos de; SILVA, Neuciane Gomes da  e  MAIA, Eulália Maria Chaves. Instrumentos para avaliação da aliança terapêutica. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2017, vol.13, n.1, pp. 55-63. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170009.

A aliança terapêutica (AT) é um constructo universal as diversas abordagens teóricas em psicoterapia. Trata-se de um constructo importante à psicoterapia, visto sua significância clínica para a formação de vínculo, manutenção, permanência na psicoterapia, desfecho terapêutico e processo de alta. A literatura tem apontado diferentes estratégias para mensurá-la. Este estudo teve como objetivo revisar os instrumentos disponíveis na literatura para avaliar aspectos da aliança terapêutica. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada no SCIELO, LILACS e MEDLINE, utilizando a seguinte expressão: ("aliança terapêutica" OR "relação terapêutica") AND (psicologia OR psicoterapia), nos idiomas português e inglês. A partir da busca realizada verificou-se a referência a nove instrumentos quantitativos e de auto relato para avaliação de aspectos da aliança terapêutica. Sete destes podem ser utilizados independentemente de abordagem e/ou perspectiva teórica subjacente, e apenas umse refere à Terapia Cognitivo-comportamental. Seis instrumentos podem ser respondidos tanto pelo terapeuta quanto pelo paciente. Esta revisão evidenciou os diversos instrumentos existentes para mensurar a aliança terapêutica disponíveis na literatura. Tais achados são relevantes, pois podem subsidiar na escolha metodológica para o uso em pesquisas em psicologia e psicoterapia.

Palavras-chave : aliança terapêutica; questionários; revisão de literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License