SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Mindfulness no treinamento em habilidades sociais para usuários de drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

KRIEGER, Stèphanie  e  FALCONE, Eliane Mary de Oliveira. A Influência das distorções cognitivas no comportamento altruísta. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2017, vol.13, n.2, pp. 76-83. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170012.

Esta é uma revisão narrativa com o objetivo de descrever o conceito de altruísmo patológico e discutir a influência das distorções cognitivas em sua manifestação. O altruísmo é um comportamento voluntário direcionado para ajudar alguém, no qual o altruísta incorre em risco ou custo e não visa recompensas externas. A motivação altruísta de ajuda é originada pela empatia, habilidade que requer uma avaliação adequada da situação do outro, bem como o compartilhamento emocional e expressão comportamental, verbal ou não verbal. Percepções distorcidas podem desencadear uma forma disfuncional de altruísmo, o qual, apesar de ter o objetivo de aumentar o bem-estar do outro, acaba prejudicando-o ou não sendo útil. Dessa forma, nenhum dos envolvidos são beneficiados. Crenças distorcidas que originam culpa, o senso de responsabilidade pelo bem do outro, dificuldades em perceber pistas sociais e dificuldade em regulação emocional parecem ser os principais fatores relacionados a esse comportamento, podendo gerar um padrão compulsivo. Assim, intervenções, com fim de tratamento e/ou prevenção poderiam ser pensadas para pessoas com esse funcionamento, beneficiando o indivíduo e suas relações interpessoais.

Palavras-chave : Altruísmo; Altruísmo Patológico; Distorções Cognitivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License