SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A Influência das distorções cognitivas no comportamento altruístaCompetência socioemocional: conceitos e instrumentos associados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

LIMBERGER, Jéssica; MELLO, Luana Thereza Nesi de; SCHNEIDER, Jaluza Aimèe  e  ANDRETTA, Ilana. Mindfulness no treinamento em habilidades sociais para usuários de drogas. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2017, vol.13, n.2, pp. 84-91. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170013.

A partir dos avanços no Transtorno por Uso de Substâncias, estratégias como mindfulness e Treinamento em Habilidades Sociais (THS) são apontadas como promissoras pela literatura. Desta forma, este artigo teórico objetiva discutir as possibilidades do mindfulness integrado ao THS no tratamento de usuários de drogas. A partir de uma contextualização sobre o uso de drogas no Brasil, expõe-se o tratamento cognitivo comportamental para o Transtorno por Uso de Substâncias. Discute-se cinco tópicos: 1) Habilidades Sociais no Contexto do Uso de Drogas; 2) O THS para Usuários de Drogas em Tratamento; 3) Ansiedade e Estratégias do Mindfulness; 4) Relevância do Mindfulness para Usuários de Drogas em Tratamento e 5) Operacionalização de Estratégias do Mindfulness no THS. Por meio da compreensão desses tópicos, entende-se que o mindfulness pode contribuir na diminuição da ansiedade em usuários de drogas, potencializando os efeitos do THS em usuários de drogas e auxiliando no desenvolvimento de habilidades sociais e na prevenção à recaída. Com isso, atribui-se ganhos ao tratamento, potencializando mudanças no estilo de vida a curto e longo prazo.

Palavras-chave : Usuários de drogas; Habilidades sociais; Mindfulness.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License