SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Mindfulness no treinamento em habilidades sociais para usuários de drogasA contratransferência na Terapia Cognitivo-Comportamental: uma revisão da literatura brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

MARIN, Angela Helena et al. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2017, vol.13, n.2, pp. 92-103. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170014.

O construto competência socioemocional tem sido destacado na literatura pela sua relação com a qualidade do desenvolvimento e ajustamento social e emocional de crianças e adolescentes, contribuindo tanto para a promoção quanto para a avaliação do nível de prazer e bem-estar ao longo da vida. Constata-se, entretanto, uma pluralidade em relação a forma como tem sido definido e avaliado nos estudos. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo revisar o construto competência socioemocional, identificando como ele tem sido apresentado em estudos nacionais e internacionais, tendo em vista diferencia-lo de outros construtos associados, assim como rastrear instrumentos que têm sido utilizados para sua avaliação. Discute-se que a competência socioemocional é um construto complexo, que compreende outros conceitos, como o de habilidades, estando relacionado aos conceitos de inteligência emocional e desenvolvimento socioemocional.

Palavras-chave : Competência socioemocional; desenvolvimento psicossocial; ajustamento emocional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License