SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associadosAvaliação da raiva e das habilidades sociais nos transtornos alimentares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

ROCHA, Luiz Fellipe Dias da; OLIVEIRA, Evlyn Rodrigues  e  KAPPLER, Stella Rabello. A contratransferência na Terapia Cognitivo-Comportamental: uma revisão da literatura brasileira. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2017, vol.13, n.2, pp. 104-112. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170015.

A contratransferência é compreendida como as reações do terapeuta diante da pessoa do paciente e é um elemento fundamental na relação que se estabelece entre eles. Contudo, ela pode ser negligenciada por alguns terapeutas cognitivo-comportamentais por supervalorizarem a eficácia das técnicas empregadas por essa abordagem e/ou por remetê-la a conceitos psicanalíticos. Deste modo, o presente artigo analisou estudos brasileiros desenvolvidos acerca da contratransferência dentro da abordagem da terapia cognitivo-comportamental através de uma revisão narrativa da literatura, a partir de artigos científicos e capítulos de livros. Os resultados revelaram a escassez de produções sobre o tema, indicando um predomínio de estudos teóricos em detrimento de estudos empíricos. Além disso, foi observado um maior número de publicações de capítulos de livro em comparação com artigos. Os estudos analisados indicaram que a contratransferência, se compreendida, não ignorada e bem manejada pode trazer benefícios para a prática clínica, bem como para a pessoa do psicoterapeuta. Espera-se que esta revisão contribua para futuras publicações sobre essa temática e colabore na instrumentalização de terapeutas cognitivo-comportamentais no que se refere à identificação e ao manejo da contratransferência.

Palavras-chave : Terapia cognitivo-comportamental; Relação terapêutica; Contratransferência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License