SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A contratransferência na Terapia Cognitivo-Comportamental: uma revisão da literatura brasileiraPrograma para a promoção da empatia em sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

D' AUGUSTIN, Juliana Furtado; PINHO, Vanessa Dordron de  e  FALCONE, Eliane Mary de Oliveira. Avaliação da raiva e das habilidades sociais nos transtornos alimentares. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2017, vol.13, n.2, pp. 113-121. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170016.

O objetivo do presente estudo foi avaliar os níveis de a raiva e habilidades sociais em mulheres com bulimia nervosa (BN) e transtorno da compulsão alimentar (TCA). A amostra foi composta por 21 indivíduos com bulimia nervosa e 25 indivíduos com TCA, comparados a um grupo controle, composto por 21 indivíduos com idade e escolaridade compatíveis com o grupo experimental. Foram utilizados os seguintes questionários: a) Inventário de Expressão de Raiva como Estado; Traço (S.T.A.X.I.); b) Teste de Investigação bulimica de Edinburgh (BITE); c) Escala de Compulsão Alimentar Periódica (ECAP); d) Inventário de Empatia (IE); e) Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Os resultados mostram que as mulheres com BN e TCA apresentam maiores níveis de raiva disfuncional quando comparadas a controles normais. Além disso, elas também apresentam maiores déficits em habilidades sociais. Tanto a raiva disfuncional quanto os déficits em habilidades sociais estavam relacionados à maior gravidade da compulsão alimentar. Tais resultados apontam para importância de se considerar tais variáveis no tratamento desses transtornos.

Palavras-chave : Raiva; habilidades sociais; transtornos alimentares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License