SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Avaliação da raiva e das habilidades sociais nos transtornos alimentaresCaracterização das habilidades sociais de adolescentes em contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

MOTTA, Danielle da Cunha et al. Programa para a promoção da empatia em sala de aula. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2017, vol.13, n.2, pp. 122-130. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170017.

A violência entre jovens evidencia a necessidade do desenvolvimento de projetos que visem à inibição de comportamentos violentos e à promoção de comportamentos antagônicos, como a empatia. O professor constitui-se como um importante elemento para a promoção de comportamento empático em seus alunos, servindo de modelo na expressão desta habilidade. A proposta do projeto apresentado neste artigo foi desenvolver um programa para desenvolvimento do comportamento empático em professores. Foi realizado um estudo quase experimental, com avaliação antes e depois. Oito professores participaram de todos os procedimentos do estudo e responderam os seguintes instrumentos: Roteiro de entrevista semiestruturada, Inventário de Empatia, Teste de Empatia em Cenas e Avaliação Livre do treinamento. O Programa de Treinamento da Empatia foi composto por 11 sessões, com duração de três horas. Como resultado, nas avaliações pós-treinamento, os participantes apresentaram média de desempenho maior em todas as medidas de empatia, sendo estas diferenças estatisticamente significativas. Os benefícios encontrados neste estudo corroboram os dados da literatura que apontam para a empatia como uma habilidade plástica, com importante efeito de aprendizagem. A eficácia do programa mostra que o treinamento proposto pode ser útil como um recurso, na formação de professores, para uma escola mais empática e menos violenta.

Palavras-chave : Empatia; Treinamento; Professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License