SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Caracterização das habilidades sociais de adolescentes em contexto escolarDescontinuação de benzodiazepínico no transtorno de pânico: estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versión impresa ISSN 1808-5687versión On-line ISSN 1982-3746

Resumen

PINHO, Vanessa Dordron de  y  FALCONE, Eliane Mary de Oliveira. Relações entre empatia, resiliência e perdão interpessoal. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2017, vol.13, n.2, pp. 138-146. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170019.

O perdão interpessoal pode ser compreendido como a experiência de mudança nas respostas emocionais, cognitivas e comportamentais da vítima em relação a um ofensor. Este fenômeno é apontado na literatura como benéfico para a saúde física e emocional da vítima que perdoa e para as relações interpessoais entre a vítima e o ofensor, de modo que se considera relevante investigar variáveis fomentadoras de sua ocorrência. Este trabalho teve como objetivo investigar o valor preditivo da empatia, da resiliência e da mágoa sobre o perdão. Foram aplicadas três medidas de autoinforme - Inventário de Empatia; Escala de Resiliência; e Enright Forgiveness Inventory - a 167 adultos. 73,7% da amostra foi composta por mulheres. A média de idade foi de 37 anos (DP=12,66). Testes de regressão múltipla foram realizados. Verificou-se que a empatia e a resiliência predizem diretamente o perdão, enquanto a mágoa o prediz inversamente. Os resultados sugerem que os níveis de mágoa, resiliência e empatia podem ter influência sobre a experiência de perdoar.

Palabras clave : Perdão; Empatia; Resiliência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License