SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Relação afetiva professor-aluno e esquemas iniciais desadaptativos em crianças pré-escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versión impresa ISSN 1808-5687versión On-line ISSN 1982-3746

Resumen

VIANA-MEIRELES, Livia Gomes et al. Desenvolvimento de instrumento de avaliação da empatia para treinadores esportivos. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2018, vol.14, n.1, pp. 2-10. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180002.

O objetivo deste estudo foi relatar o desenvolvimento de um instrumento de avaliação da empatia em treinadores esportivos, o Questionário de Empatia no Contexto Esportivo (QECE). Ele contém uma cena que envolve a interação entre treinador e atleta e cinco questões, por meio das quais os treinadores expressam sua opinião sobre comportamentos, sentimentos e pensamentos possivelmente sentidos pelos atores da cena. A resposta de cada questão recebe uma pontuação de zero a dez que avalia a empatia dos treinadores. A formulação dos itens baseou-se na literatura especializada e considerou os componentes cognitivos, afetivos e comportamentais da empatia. Escores mais elevados nos itens indicam maiores níveis de empatia apresentada pelo respondente. A avaliação do constructo através do conjunto de itens foi realizada por juízes independentes que atestaram que os itens são pertinentes e apropriados para medir aquilo que o instrumento se propõe. Foi verificado que instrumento se mostrou adequado para ser usado em diferentes modalidades e permitiu avaliar a postura empática dos treinadores. Este instrumento pode servir de avaliação inicial na coleta de informações, mas deve ser complementado com outros instrumentos de avaliação da empatia.

Palabras clave : Empatia; Psicologia do Esporte; Avaliação Psicológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License