SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Desenvolvimento de instrumento de avaliação da empatia para treinadores esportivosHabilidades sociais, estresse, desempenho acadêmico em universitários de moradias coletivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versión impresa ISSN 1808-5687versión On-line ISSN 1982-3746

Resumen

JAGER, Márcia Elisa  y  MACEDO, Jéssica Cruz. Relação afetiva professor-aluno e esquemas iniciais desadaptativos em crianças pré-escolares. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2018, vol.14, n.1, pp. 11-20. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180003.

Este estudo busca discutirde que forma o professor, na relação afetiva e no lugar de figura de apego, pode influenciar na construção de esquemas iniciais e modelos de funcionamento interno da criança pré-escolar. Foram entrevistadas duas professorasda educação infantil de uma escola pública através do método qualitativo-exploratório, tendo o estudo de caso como base para análise. As informações foram discutidas a partir do modelo conceitual de Jeffrey Young e suas bases epistemológicas. A coleta de informações indicou a importância do lugar do professor enquanto figura de apego para a mudança comportamental e afetiva das crianças no ambiente escolar. O professor precisa ser instrumentalizado para que possa assumir essa função social no cenário da educação infantil. Essa instrumentalização pode estar associada à prática da Psicologia Escolar na abordagem cognitivo-comportamental.

Palabras clave : Educação; Terapia cognitiva; Criança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License