SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Relação afetiva professor-aluno e esquemas iniciais desadaptativos em crianças pré-escolaresA relação entre a empatia e os esquemas iniciais desadaptativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

DELABRIDA, Zenith Nara Costa; SANTOS, Carla Mayra de Jesus  e  BARLETTA, Janaína Bianca. Habilidades sociais, estresse, desempenho acadêmico em universitários de moradias coletivas. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2018, vol.14, n.1, pp. 21-30. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180004.

A presente pesquisa investigou as Habilidades Sociais (HS) de estudantes universitários habitantes de moradias coletivas universitárias. Foi avaliado se há diferenças nas HS em termos do tipo de moradia coletiva: residências universitárias e repúblicas universitárias. Para mais, foi investigado se as HS estão relacionadas à percepção de desempenho acadêmico e ao estresse. Participaram da pesquisa 131 estudantes universitários, com 66,4% do sexo feminino e média de idade de 20,71 (dp=2,03), sendo a maioria (69,5%) dos estudantes moradores de residências universitárias em relação a 30,5% de estudantes moradores de repúblicas universitárias. Observou-se maior habilidade assertiva e autocontrole da agressividade nos estudantes moradores de residências universitárias, embora em ambos os grupos houve déficit de assertividade e elaborado repertório de autocontrole. O grau de habilidades sociais é preditor da percepção de desempenho acadêmico com a mediação do nível de estresse percebido. As características de cada tipo de moradia podem estar relacionadas a uma maior ou menor exigência no desempenho social o que acarreta diferenças nas HS. Os dados do estudo podem contribuir para a melhoria da dinâmica das moradias coletivas, diminuindo os conflitos interpessoais, aumentando o bem-estar e favorecendo uma adaptação acadêmica bem-sucedida.

Palavras-chave : Habilidades Sociais; Desempenho Acadêmico; Estresse Psicológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License