SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Habilidades sociais, estresse, desempenho acadêmico em universitários de moradias coletivasHabilidade social empática em idosos: revisão sistemática no contexto brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

BERLITZ, Daiana  e  PUREZA, Juliana da Rosa. A relação entre a empatia e os esquemas iniciais desadaptativos. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2018, vol.14, n.1, pp. 31-41. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180005.

Este trabalho refere-se ao estudo da personalidade a partir da relação entre os esquemas iniciais desadaptativos e a empatia, visto sua importância para o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis. O objetivo foi investigar se há relação entre os esquemas iniciais desadaptativos e a empatia em estudantes universitários. Utilizou-se um delineamento quantitativo, correlacional e transversal. A amostra foi composta de 60 estudantes universitários que foram selecionados por conveniência e em plataforma online. Todos os procedimentos éticos foram adotados, e os sujeitos responderam ao Questionário Sociodemográfico, a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI) e ao Questionário de Esquemas de Young (YSQ-S2). Após a coleta, foram realizadas análises descritivas e análises de correlação de Pearson. Os resultados obtidos apresentaram 22 correlações entre esquemas iniciais desadaptativos e construtos da empatia, indicando que há relação entre a empatia e os esquemas iniciais desadaptativos. A partir destes resultados atenta-se a importância do desenvolvimento da empatia e a prevenção de esquemas iniciais desadaptativos para o desenvolvimento mais saudável da personalidade, melhora das relações interpessoais e da saúde mental.

Palavras-chave : Esquemas iniciais desadaptativos; Empatia; Relações Interpessoais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License