SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Habilidade social empática em idosos: revisão sistemática no contexto brasileiroRelações entre bullying e esquemas iniciais desadaptativos em estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

MARTINS, Julia Santos; OLIVEIRA, Luna Singulani; VASCONCELOS, Rosa Cristina da Costa  e  CARVALHO, Ana Lúcia Novais. Empatia e relação terapêutica na psicoterapia cognitiva: uma revisão sistemática. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2018, vol.14, n.1, pp. 50-56. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180007.

O objetivo deste trabalho foi traçar o panorama da produção em português de trabalhos acadêmicos sobre empatia e relação terapêutica, dando enfoque para a Terapia Cognitivo-Comportamental. Inicialmente foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o tema, abarcando todas as abordagens da psicologia, usando os descritores "relação terapêutica" AND "empatia". Em seguida, a busca foi refinada para "terapia cognitiva" AND "empatia", contemplando as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), da Scientific Electronic Library Online (SciELO). A partir dessas pesquisas, foram analisados três artigos válidos sobre o tema. Os resultados indicam que a empatia é uma habilidade relevante para o estabelecimento de uma adequada relação terapêutica, sendo esta essencial para o sucesso do tratamento. A necessidade de publicação, em língua portuguesa, de mais estudos é destacada.

Palavras-chave : Empatia; Psicoterapia; Relação Terapêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License