SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Empatia e relação terapêutica na psicoterapia cognitiva: uma revisão sistemáticaTreinamento de Mindfulness aplicado em psicoterapeutas: uma revisão narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

BORGES, Vanessa Lima; LOPES, Ederaldo José  e  LOPES, Renata Ferrarez Fernandes. Relações entre bullying e esquemas iniciais desadaptativos em estudantes universitários. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2018, vol.14, n.1, pp. 57-64. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180008.

Esta pesquisa teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre o fenômeno bullying em universitários e a sua relação com os Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs). Jeffrey E. Young conceitua EIDs como padrões emocionais e cognitivos autoderrotistas iniciados na infância e adolescência, persistentes e desencadeados por necessidades emocionais básicas não satisfeitas. Participaram deste estudo 236 estudantes de cinco turmas da Universidade Federal de Uberlândia, sendo eles Nutrição, Educação Física, Computação, Pedagogia, Psicologia, ambos os sexos, de 18 a 54 anos.Os estudantes responderam ao Questionário de Esquemas de Young - forma reduzida, a Escala de Vitimização de Bullying e a um questionário sociodemográfico. Foram realizadas estatísticas descritivas dos dados obtidos pelas respostas às questões sociodemográficas, e o cálculo do coeficiente de correlação de Spearman (ρ) para verificar a possível relação entre as variáveis. Os resultados indicaram correlações positivas entre bullying e os EIDs nos diferentes cursos pesquisados, com exceção da Pedagogia. Conclui-se que,o bullying em interação com aspectos da personalidade (EIDs), pode aumentar o sofrimento psíquico do indivíduo, ou mesmo desencadear possíveis quadros psicopatológicos, como ansiedade e depressão. Nesse sentido, a terapia de esquemas pode proporcionar estratégias capazes de melhorar o enfrentamento do bullying, mas essa hipótese precisa ser testada em pesquisas posteriores.

Palavras-chave : Bullying; Esquemas Iniciais Desadaptativos; Estudantes Universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License