SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Relationships between bullying and early maladaptive schemas in college students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

GALDINO, Cleberson Borges Tenorio; ARAUJO, Camila Farias de  and  CANTILINO, Amaury. Treinamento de Mindfulness aplicado em psicoterapeutas: uma revisão narrativa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2018, vol.14, n.1, pp. 65-72. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180009.

O termo mindfulness refere-se a um processo psicológico caracterizado por atenção ao momento presente, exercida de modo intencional, com atitude de não julgamento, curiosidade e gentileza em relação ao próprio fluxo de experiência. Questiona-se, então, se o treinamento de psicoterapeutas em mindfulness, por meio de intervenções baseadas em mindfulness (IBMs), seria capaz de promover benefícios para o terapeuta, para a relação terapêutica ou para o paciente. Assim, esse estudo objetivou revisar as diferentes IBMs utilizadas e os seus efeitos e discutir sobre a utilidade clínica e formativa do método em questão. Foi realizada uma revisão de literatura a partir das bases de dados PubMed e LILACS envolvendo IBMs aplicadas em psicoterapeutas. Como resultado, apesar do pequeno número de estudos encontrados para análise e de suas limitações metodológicas, constatou-se indicativos de que a promoção de mindfulness em psicoterapeutas pode ser capaz de proporcionar uma série de benefícios, tanto para o terapeuta (habilidades relacionadas a autoconsciência, regulação emocional e controle atencional) quanto para o paciente (redução de sintomas psicopatológicos, maior autocompreensão e desenvolvimento da habilidade de resolução de problemas).

Keywords : Psicoterapeutas; Mindfulness; Treinamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License