SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Relações entre bullying e esquemas iniciais desadaptativos em estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

GALDINO, Cleberson Borges Tenorio; ARAUJO, Camila Farias de  e  CANTILINO, Amaury. Treinamento de Mindfulness aplicado em psicoterapeutas: uma revisão narrativa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2018, vol.14, n.1, pp. 65-72. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180009.

O termo mindfulness refere-se a um processo psicológico caracterizado por atenção ao momento presente, exercida de modo intencional, com atitude de não julgamento, curiosidade e gentileza em relação ao próprio fluxo de experiência. Questiona-se, então, se o treinamento de psicoterapeutas em mindfulness, por meio de intervenções baseadas em mindfulness (IBMs), seria capaz de promover benefícios para o terapeuta, para a relação terapêutica ou para o paciente. Assim, esse estudo objetivou revisar as diferentes IBMs utilizadas e os seus efeitos e discutir sobre a utilidade clínica e formativa do método em questão. Foi realizada uma revisão de literatura a partir das bases de dados PubMed e LILACS envolvendo IBMs aplicadas em psicoterapeutas. Como resultado, apesar do pequeno número de estudos encontrados para análise e de suas limitações metodológicas, constatou-se indicativos de que a promoção de mindfulness em psicoterapeutas pode ser capaz de proporcionar uma série de benefícios, tanto para o terapeuta (habilidades relacionadas a autoconsciência, regulação emocional e controle atencional) quanto para o paciente (redução de sintomas psicopatológicos, maior autocompreensão e desenvolvimento da habilidade de resolução de problemas).

Palavras-chave : Psicoterapeutas; Mindfulness; Treinamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License