SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2TCC Moderna CBT: movendo-se em direção a terapias baseadas em processosSchema Mode Inventory (SMI): revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

SANTOS, Danielly Almeida Nascimento dos  e  SILVA, Ruana Santos da. Treinamento de habilidades sociais na dependência de internet: revisão narrativa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2018, vol.14, n.2, pp. 85-94. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180013.

Com o advento da internet e seus atrativos, o uso exacerbado pode acarretar em prejuízos para o usuário, estabelecendo a dependência de internet. Esta é considerada como a incapacidade de controlar o próprio acesso à internet, constando dificuldades em controlar as horas online, prejuízos funcionais, no bem-estar psicológico e social e sintomas de tolerância e abstinência. Dessa forma, seus componentes neuroquímicos se assemelham as dependências de substâncias. Dentre seus recursos, a internet modificou a forma como a interação social é manejada sendo os déficits socias um fator de risco e uma consequência da dependência de internet. Assim, as habilidades sociais se configuram como fator de proteção. Neste contexto, a partir de revisão bibliográfica narrativa, com consulta a livros e periódicos nas bases de dados LILACS e SCIELO, objetivou-se analisar o Treinamento de Habilidades Sociais como intervenção para dependência de internet, estabelecendo relações entre dependência de internet e habilidades sociais. Na dependência de internet, tratar as causas subjacentes é essencial, por este motivo, o Treinamento de Habilidades Sociais é relevante para prevenção e tratamento.

Palavras-chave : Dependência de Internet; Habilidades Sociais; Treinamento de Habilidades Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License